quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Você sabe o que é Stop Motion?


De acordo com a cartilha Anima Escola (pgs. 42, 43 e 44), a expressão Stop Motion tem um significado paradoxal: movimento-parado. Ela designa genericamente toda animação que utiliza objetos reais, que na vida real são imóveis, parados (como bonecos de madeira, massinha ou LEGO, móveis. latas, lápis, caixas, cadeiras, enfim, qualquer objeto, de qualquer material).

         Hoje em dia os exemplos mais populares de animação Stop Motion são as animações de bonecos de massinha de modelar, revividas até em longas-metragens de sucesso. Nestas, o animador trabalha com bonecos de variados tipos e tamanhos. Existe um cenário em miniatura, onde os bonecos são animados. Diversos tipos de materiais são usados para a confecção dos personagens, que podem ser simplesmente feitos com massinha, ou bem sofisticados com estruturas de metal revestidas de látex, acrílico, gesso, espuma e roupas de pano. O importante é que tudo o que se pretende mover ou modificar nos personagens seja flexível ou modelável, por isso a massinha serve tão bem para este tipo de animação.

         A animação em Stop Motion, em alguns casos, pode ser feita mais rapidamente que o desenho animado: um mesmo boneco é fotografado em varias poses, em vez de se precisar desenhar (e colorir) todas as etapas do movimento.

         A estética do Stop Motion se aproxima muito do cinema ao vivo, pois nele se aplicam as mesmas técnicas de iluminação e filmagem de um filme com atores reais. Na construção e disposição dos bonecos e cenários, deve-se ter muito cuidado com a estabilidade e fixidez dos mesmos, pois um mínimo movimento não desejado causa defeitos na animação.

       Neste ano de 2016, realizamos em nossa escola, a Oficina de Stop Motion, sob a orientação da professora do laboratório de informática, Simone Leal. As atividades foram direcionadas aos alunos do 2º ano do ciclo II dos períodos da manhã e da tarde. As aulas aconteceram todas as sextas-feiras das 12h às 13h, sendo que tivemos como tema norteador, as Olimpíadas do Rio 2016. Fizemos uso de massa de modelar para montagem dos personagens e de materiais variados, incluindo o LEGO educacional, para a construção do cenário.

Segue vídeo em resultado do trabalho realizado durante todo este ano. Esperamos que gostem tanto quanto nós.
 


Forte Abraço!

Profª Simone Leal.

Um comentário:

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo