quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Estudo do meio à Estação de Tratamento de Água - Guarará


          Nesse trimestre os alunos dos 4º anos A e B tiveram como estudo do meio, a visita à Estação de Tratamento de Água – Guarará, em Santo André, que faz parte do projeto da turma: ÁGUA-RECURSO FINITO... ONDE ESTÁ E ONDE ESTARÁ?

Lá os alunos receberam orientações e explicações sobre o Parque do Pedroso, que é onde se faz a captação de água a ser tratada ali na estação, e participaram de uma palestra sobre a qualidade da água, dicas de como economizar e o trajeto que a água faz dentro de nossa casa.

Em seguida foram conhecer o trajeto da água na estação, desde a sua chegada bruta até a saída para as casas das pessoas, depois de tratada. Nesse trajeto, os alunos puderam ver na prática o que acontece com a água desde o seu primeiro tratamento, com a colocação de produtos para deixá-la própria para o consumo das pessoas, bem como o seu trajeto nas “chicanas”.

            Como curiosidade, os alunos descobriram que ali tinha um rio e que esta estação foi inaugurada em 9 de outubro de 1943. Inclusive, puderam vivenciar como a água é no Parque Pedroso, através de um aquário com peixes, que simula a água na natureza. Através desse aquário, os técnicos conseguem averiguar se a água é boa para o consumo ou não e diante de qualquer irregularidade é acionado o “alerta” para que os técnicos verifiquem o que de fato acontece lá no Parque do Pedroso.

            Se quiser conhecer um pouco mais sobre a Estação de Tratamento de Água – Guarará, em Santo André, acesse:

Mais fotos em:
https://goo.gl/photos/5gpAG9SH2iqpw5PSA

Professoras Ivani (Rita) e Márcia
4° Anos A e B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo