sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Aulas de Arte Retrospectiva 2016


Ufa!! Chegamos ao fim de mais um ano com muita Arte!

Nossas aulas de Arte foram realizadas com o foco em aprender a olhar: com o meu e  através do olhar do outro. Provocando os alunos a parar para ver, reparar e olhar de novo. Cada um tem seu ponto de vista e toda vez que nós paramos para ver novamente, temos a oportunidade de enxergar o novo, o que antes não tínhamos visto; e ouvir o que o outro viu abre o meu campo de visão.


O Conhecimento das artes pode e deve fazer diferença para alunos, professores e escola. Com ele, as crianças aprendem a afinar o olhar, os ouvidos e os sentidos, aprendem a pensar através de imagens, sons, movimentos e histórias, e também que é possível dizer muitas coisas sem usar palavras e números. Além disso, os alunos têm a possibilidade de aprender sobre o que muitos artistas têm pensado e comunicado sobre o mundo, por meio das artes, em várias épocas e lugares. A criança também se alfabetiza por meio das artes, ela aprende com todo seu corpo, criando imagens, sons e movimentos.” (trecho tirado do livro Práticas pedagógicas em ARTES: espaço, tempo e corporeidade, p.33)
 

 
O ensino de Arte trata de relacionar sentimentos, trabalhar aspectos psicomotores e cognitivos, planejar e implementar projetos criativos e se engajar emocionalmente neles, num permanente processo reflexivo. Revelar o potencial criativo para o desenvolvimento como ser humano, ampliar a capacidade de julgar e agir, ter responsabilidade, tolerância, consciência dos valores. Os alunos entram em contato consigo mesmos quando, por exemplo, criam uma coreografia, realizam um jogo teatral, interpretam uma música ou apreciam um quadro. Isso não é nada menos do que formar a sua própria imagem de mundo, compreender a realidade.

 Nossas aulas de Arte, com intuito de formar apreciadores de arte, foram realizadas com bastante ludicidade, apoiadas pelos norteadores apreciar, contextualizar e produzir. Vivenciamos o processo criativo de forma muito interativa com o grupo, através de brincadeiras e jogos teatrais. Durante o ano trabalhamos sobre a importância da arte na sociedade, também na construção do ser humano, e na formação de cidadãos que estão inseridos numa sociedade multicultural.
Mais fotos em:
https://goo.gl/photos/bxrRmXrxRCRGRJLT9

Professora Renata
Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo