terça-feira, 24 de maio de 2016

Tangram


              Utilizamos o Tangram para explorar as formas geométricas: quadrado, triângulo e paralelogramo. Com ele, os alunos investigam as propriedades relativas à quantidade de lados e vértices e passam a utilizar esses termos da linguagem geométrica.

Ao manusear as peças do tangram, o aluno desenvolve também a habilidade de compor e decompor figuras, o que favorece a discriminação, a memória visual e a localização espacial.

Ao montar figuras com as peças do tangram, os alunos percebem que com frequência precisam refazer a atividade tentando várias vezes até conseguir a figura inteira. Esse processo auxilia no desenvolvimento de atitudes importantes para aprender, como a perseverança para resolver problemas e a busca por processos mais reflexivos para solucionar desafios.

As atividades envolvem a exploração das peças, o preenchimento e a criação de silhuetas construídas com as peças do tangram, pesquisas sobre o material e as várias lendas existentes, que foram socializadas em sala de aula pelos alunos. Também foram propostos desafios com jogos do tangram no LAB, com os computadores e na sala de aula com os nets.

Parabéns aos alunos dos 3° anos A e C, que se dedicaram e se envolveram com as propostas.

 


 
Prof.ª Ana Claudia
3° Anos A e C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo