quarta-feira, 13 de abril de 2016

3° Campeonato ARKOS de Leitura no Mário de Andrade


                
               No dia 28 de março de 2016 demos início ao 3° Campeonato ARKOS de Leitura, com a inscrição de todos os alunos da nossa escola. A ARKOS é uma iniciativa brasileira inspirada em projetos internacionais de grande sucesso. A ideia principal é usar a web em conjunto com conceitos conhecidos de jogos para incentivar as crianças a lerem mais, complementando, assim, o trabalho regular da escola.

                Este projeto adotado pela nossa escola tem por objetivo estimular a leitura de uma forma interativa e lúdica, buscando desenvolver o interesse dos alunos na busca de conhecimentos possíveis a partir da leitura de diferentes textos dispostos nos livros indicados no campeonato. O sucesso deste projeto não depende apenas das ações desenvolvidas na escola, mas sim das ações e incentivo das famílias.

                Vale lembrar que em 2015 os alunos Ryan Veloso Tavarez e Maria Fernanda Vieira Santos destacaram-se nas pontuações e receberam certificados de 2° e 3° lugar respectivamente na categorial individual.  Também em 2015, tivemos premiação aos alunos do 2° ano A da Professora Ivani e ao 5° ano B da Professora Alexandra, ambos em 1° lugar no ranking Brasil, o que muito nos orgulhou, porém precisamos destacar que a premiação maior está em poder despertar e incentivar a prática da leitura em nossos alunos e, desta forma, parabenizamos a todos pela participação. 

                Na 1ª fase, que vai até o dia 05 de agosto de 2016, os alunos estarão competindo nacionalmente e serão divididos em cores diferentes, de acordo com a pontuação que  alcançarem.     

                As ações a serem realizadas na escola serão planejadas pelo professor da turma nos diferentes espaços que temos (BEI/LAB de Informática e outros), através dos recursos, como nets em sala de aula e recreio, os diversos computadores nos espaços de Laboratório de Informática e BEI, empréstimo de livros aos alunos e aos pais realizados pela BEI, e ainda a leitura em sala de aula do material indicado pelo projeto. É importante reforçar que este planejamento será realizado de forma individual por cada turma de acordo com as demais demandas de ensino, porém cada família poderá incentivar o seu filho com leituras e participação nas atividades em casa.

                Contamos com a participação de todos para o sucesso do projeto e a efetiva aprendizagem dos nossos alunos, tornando-os excelentes leitores.


Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo