quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Passeio ao Parque Estoril


              No dia 4 de novembro de 2015, os alunos dos 1° Anos do Ciclo Inicial do período da manhã, das professoras Michele e Queli, visitaram o Parque Estoril, no município de São Bernardo do Campo. O dia estava nublado, porém não choveu e os alunos puderam aproveitar bastante.


                Logo que chegaram ao parque, uma equipe de monitores que já os aguardava, fizeram uma grande roda com as crianças e professores para falar um pouco sobre o parque. Explicaram que a vegetação do local é característica da Mata Atlântica e o espaço físico é protegido por lei, ou seja, não se pode construir nada naquele local, nem derrubar árvores ou plantas, ou ocupar o solo com estruturas de concreto.

                Além da vegetação, o parque possui um mini zoológico com espécies animais brasileiras e um viveiro que reúne plantas ornamentais, medicinais e aromáticas.

                Antes mesmo de entrar no viveiro, o monitor apresentou uma imensa Palmeira para as crianças, e seus coquinhos caídos no chão, explicando que os frutos da árvore servem de alimento para alguns animais, como os esquilos, além de ajudar na propagação da espécie, através da sua germinação. Ao entrar, encontraram diferentes plantas medicinais utilizadas em chás, como a hortelã, erva-doce, erva-cidreira; também puderam sentir os aromas do manjericão utilizado em molhos e pizzas; o alecrim e o orégano que fazem parte dos temperos brasileiros.

                 Conheceram mudas da árvore que dão o palmito, um vegetal muito saboroso para recheios de tortas, pastéis, pizzas; o monitor falou sobre a extinção dessa planta: por muitos anos o palmito foi extraído da natureza e não foi replantado; por ser necessário o tombamento da árvore toda para a retirada do vegetal, hoje quase não se encontra mais, sendo substituído por outro vegetal semelhante, denominado palmito pupunha. Do lado de fora do viveiro, viram uma pequena horta, com alface, cebolinha, salsinha, couve, cultivados pelos cuidadores do parque.

                Visitaram o mini zoológico e ficaram eufóricos com os animais que vivem lá. Viram diferentes tipos de macaquinhos, como o Macaco Prego, que leva este nome pelo formato do seu órgão genital e o Macaco Barbudo.

                Outro animal que gostaram muito foi o Mão Pelada, que possui o corpo todo peludo e as patas dianteiras sem pelo, para facilitar seu trabalho na hora de pegar os alimentos nos buracos feitos na terra; ficaram impressionados com o jacaré de papo amarelo, com a jaguatirica, com a jiboia e as corujas; conheceram as antas, veados, araras, papagaios, tucanos, patos, jabutis e mais tantas outras aves.

                Gostaram de saber que todos os animais foram recolhidos da natureza por estarem em situações de risco ou muito doentes. Lá eles são alimentados, medicados e cuidados para que possam voltar à natureza um dia ou simplesmente sobreviver com dignidade. Alguns animais foram retirados da mata ainda bebês, pois perderam as mães, e portanto não tem condições de sobreviver fora do zoológico.

                O passeio foi muito interessante para os alunos e também professoras, que puderam ensinar e aprender em um ambiente rico em saúde e diversidade cultural. Valeu a pena! Esperamos que essas oportunidades tenham maior frequência no currículo escolar.

 

Prof.ª Michele
1° Ano inicial do Ciclo I A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo