sábado, 19 de dezembro de 2015

2° Campeonato ARKOS de Leitura no Mário de Andrade



                  O Campeonato ARKOS aconteceu este ano entre os dias 16 de março a 30 de outubro e movimentou a vida de alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares em todo país.
                No dia 11 de dezembro de 2015, os alunos do 2° Ano do Ciclo I A, período da manhã, da Professora Alexandra, receberam seus certificados pela participação e pelo seu 2° lugar no ranking das escolas inscritas de todo o Brasil.
                Os alunos Ryan Veloso Tavarez e Maria Fernanda Vieira Santos destacaram-se nas pontuações e receberam certificados de 2° e 3° lugar respectivamente na categorial individual.
                Para a professora Alexandra o envolvimento dos alunos bem como o de alguns pais no campeonato repercutiu na melhora da leitura e interpretação de textos. Além disso, houve ampliação no repertório, o que influenciou a riqueza de detalhes nas produções de textos. É importante destacar que a professora participa desde o ano passado neste projeto e tem alcançado bons resultados no ranking. No ano anterior, o 2º ano do ciclo II, também da professora Alexandra, alcançou o primeiro lugar.
                Vale destacar o relato da Silma, mãe do aluno Ryan Veloso Tavarez:
                “Desde que a professora Alexandra convidou os alunos a participarem do projeto ARKOS, o Ryan se interessou de imediato. No início ele lia os livros direcionados às turmas do 2° e 3° anos. Conforme foi conquistando as pontuações, adesivos e medalhas, o seu fascínio foi aumentando, passando a se entusiasmar pelos livros das turmas de 4° e 5° anos. E nesse momento, a família já estava toda envolvida.
                Eu e o meu marido (Roberto Tavares) fazíamos rodas de leitura para auxiliar o Ryan com os livros mais complexos para a idade dele. E desse ponto surgiram: pequenas interpretações teatrais (inspirados no livro do Capitão Cueca), jogo de acertos (no momento em que o Ryan respondia as perguntas do ARKOS (nesse momento o seu irmão Kauan de 5 anos era o juiz); além de um momento ímpar de união familiar.
                A importância do projeto ARKOS para o meu filho Ryan foi muito além dos benefícios que a leitura insere na vida de uma criança; foi algo a respeito da sua capacidade, empenho, força para não desistir e, acima de tudo, uma compreensão de que a sua família durante todo esse campeonato esteve ao seu lado.
                E esses valores nos faz concluir que nenhuma medalha ou pontuação supera esse momento no qual eu e minha família tivemos o privilégio de participar.”
Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo