quarta-feira, 8 de julho de 2015

Projeto Menino Maluquinho


  

                Nos meses de abril a junho de 2015, os alunos participaram do Projeto “Menino Maluquinho” na Biblioteca Escolar. 

                Tomamos conhecimento do projeto a partir da propaganda do concurso “Menino Maluquinho” veiculada no Programa ABZ do Ziraldo e algumas professoras demonstraram interesse em participar com seus alunos, desenvolvendo projeto para a turma que culminou com a participação no Concurso em quadrinhos do Ziraldo.

Este projeto do 5° Ano A contou com a parceria nas aulas de artes da professora Renata para a confecção das “panelas do Menino Maluquinho”.

                Contou também com as atividades na Biblioteca onde os alunos ouviram o conto do livro “Chapeuzinho Amarelo”, do Chico Buarque, com a ilustração de Ziraldo de uma forma diferente, com a orientação de ouvir a história com os olhos fechados pelo programa “MecDayse”.  O Ministério da Educação e Cultura  (MEC) envia para as bibliotecas escolares os livros do Programa Nacional de Biblioteca Escolar (PNBE) e estes também em formato MECDAYSE (livros falados) que são utilizados, de forma geral,  para crianças com deficiência visual.

                Foi uma experiência diferente para os alunos videntes, por isso acharam um pouco estranho, mas tiveram a oportunidade de conhecer outra forma de leitura mais direcionada às crianças com deficiência visual.  Um diferencial neste tipo de leitura é que também as imagens são descritas em áudio.

                Em outra atividade, com o objetivo de conhecer outra forma de leitura por aplicativos tecnológicos, os alunos conheceram o livro “FLICTS” em versão digital interativa para smartphone ou tablet, permitindo à criança “brincar” com os elementos do livro. O aplicativo, disponível para Android e IOS, é desenvolvido pela empresa Engenhoca. Neste livro, primeiro livro infantil lançado por Ziraldo, em 1969, traz a mensagem de caráter e respeito, dando a entender que todas as pessoas, por mais diferentes que sejam, possuem seu lugar no mundo.

                Este projeto interdisciplinar possibilitou a articulação com outras áreas da educação, como por exemplo, a educação física, na qual os alunos participaram de atividades relacionadas  ao  livro “O Livro dos  Jogos, Brincadeiras e Bagunças do Menino Maluquinho”.

                Este permitiu também que os projetos com destino à Mostra Cultural pudessem contemplar as histórias do Menino Maluquinho, seja na construção de regras e brincadeiras, seja compartilhando brinquedos e brincadeiras, seja ainda tratando das questões da água e a necessidade de conscientização para sua economia.           


Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo