sexta-feira, 12 de junho de 2015

Projeto TIM FAZ CIÊNCIA - 1° Ano do Ciclo II


                 
                 Nosso primeiro passo foi observar. Começamos com a história de “Zé, Doroteia e as árvores”, que fala sobre um homem chamado Zé, que sempre vivia com a cabeça na lua, e também tentava escrever livros. Ele sempre esperava a entrega do leite em sua casa e apenas aos domingos tinha que buscar o leite, pois o leiteiro estava de folga.

                “Certo domingo, Zé atravessou a rua de sempre, olhando para o chão (como sempre) esperando que as ideias aparecessem. De repente, uma flor vermelha da árvore que havia na esquina caiu sobre ele e o fez levantar a cabeça; da flor, um pólen amarelo ovo tocou seus olhos.

Zé teve de olhar para frente por dois minutos até que seus olhos se livrassem do grãozinho. Nesses dois minutos Doroteia passou do outro lado da rua.

                Zé teve de passar mais cinco minutos vendo Dorotéia andar até desaparecer. Em sua busca por Dorotéia ele passou a observar várias coisas legais que não conhecia antes.

                Com o final do inverno e a chegada da primavera, Zé finalmente terminou seu livro, que fez sobre o que conheceu na sua busca por Dorotéia.”

                Depois, observamos o nosso recreio, brincadeiras, como nos comportamos, etc.

                Um tempo depois observamos o recreio dos primeiros anos (1° Ano A e B) e percebemos várias coisas negativas: sem limite, entram onde não devem, se empurram, etc. Mas também observamos coisas positivas: quando se trombam pedem desculpas, tem muita amizade, etc.

Discutimos muito e decidimos que cada grupo (6 grupos) devia fazer as seguintes brincadeiras:

Grupo 1 – Corre cutia

Grupo 2 – Mãe da rua

Grupo 3 – Gato e rato

Grupo 4 – Vampiro vampirão

Grupo 5 – Reloginho

Grupo 6 – Pula corda

                As brincadeiras foram muito legais, percebemos que se comportaram, respeitaram as regras, não se empurravam, melhoraram em tudo que nós queríamos que fosse melhor.
                Depois de um tempo, conversamos com as professoras dos primeiros anos e disseram que alguns dias da semana os alunos estão fazendo as brincadeiras que nós ensinamos.

                Finalizamos o passo “Observar”, com a reescrita da história de “Zé, Doroteia e as árvores”.



Laís Regina Almeida Viana
Aluna do 1° Ano do Ciclo II – participante do Projeto “Pequenos escritores”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo