sábado, 27 de junho de 2015

PROJETO ”LEITOR VAI A SUA SALA”


Este projeto vem ganhando novos adeptos e novos desafios na nossa escola. Iniciou em anos anteriores com a iniciativa de uma professora que teve a ideia de integrar os alunos que sabiam ler (alunos do Ensino Fundamental) com os alunos que ainda não sabem ler (alunos da educação infantil). E isso deu tão certo, que neste ano ampliamos esta ação para os alunos dos 3ºs anos do ciclo I e os alunos do ciclo II, que fazem a leitura para todas as turmas da educação infantil.

Sob esta perspectiva, toda semana duplas de alunos mais experientes na leitura escolhem na biblioteca livros adequados à faixa etária, praticam a leitura e no dia planejado a compartilham com a turma do infantil. Tornaram-se parceiros dos alunos mais novos nesta experiência de ler e são modelos para estes alunos de leitores competentes. 

Esta socialização de leitura trouxe, neste ano, um novo desafio para a turma do 1º ano do ciclo II (4º ano): além da leitura da dupla para a turma, todos os alunos exploram junto com os alunos do infantil o espaço e o acervo da biblioteca escolar e em grupos que se formam espontaneamente os alunos “maiores” realizam a leitura para os alunos “menores”, favorecendo a integração, a amizade e o respeito entre eles.

O que temos observado com esta experiência é que o interesse pela leitura e pelo acervo da biblioteca tem sido maiores a cada dia, assim como a organização e o planejamento para esta ação têm sido mais autônomas e independentes do professor. E os “pequenos”? Ah, esses se deleitam com as histórias contadas pelas crianças!



Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo