sexta-feira, 26 de junho de 2015

“Água...até quando?” “A gentileza como mudança de comportamento”


             Inicialmente trabalhamos com o tema “água” por ser um assunto atual e que está no momento influenciando diretamente nas atitudes da população, principalmente, nas cidades do estado de São Paulo.

             Ao mesmo tempo trabalhamos os valores humanos e a necessidade da mudança de comportamento para que tenhamos uma qualidade de vida melhor. Pensar no próximo quando penso em economizar água e não na minha individualidade.

             Alguns objetivos deste projeto são: levar os alunos a conhecer e refletir sobre os ciclos da água; conhecer a necessidade de preservação das matas para manter nascentes e áreas de mananciais preservadas; compreender a demanda atual do uso da água nas grandes cidades e a necessidade de economizar; participar do projeto de quadrinhos “concurso do Ziraldo” e confeccionar uma “grande” história em quadrinhos baseado no tema do projeto.

              Para isso os alunos realizaram muitas atividades em parceria com Laboratório e a Biblioteca Escolar, bem como trocaram correspondências com os funcionários da escola e solicitaram sugestões sobre como reduzir o consumo de água nas nossas casas e apresentaram para a comunidade. Os alunos pesquisaram, trabalharam em grupos, desenvolveram textos e principalmente....REFLETIRAM sobre o uso consciente da água na nossa comunidade.

              Participaram de um concurso de quadrinhos do “Menino Maluquinho” do Ziraldo. Para tanto, estudaram as características de uma história em quadrinhos e leram alguns livros do autor e cartunista. Até panela do Menino Maluquinho confeccionaram até chegarem no “mangá”, onde contaram uma história futurista da Terra.
 


Prof.ª Rita Bonesso – 5° Ano A

Um comentário:

  1. Projeto contagiante que envolveu os alunos, as famílias e todos na EMEB. Foi um momento de refletir sobre atitudes que estão "cimentadas" no nosso cotidiano e como podemos compartilhar as mudanças.

    ResponderExcluir

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo