segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Folclore na Biblioteca

                No mês de agosto de 2014, os alunos do 4° A da professora Juliana apresentaram na “Biblioteca Escolar interativa Mário de Andrade” lendas do folclore para os alunos do Infantil IV A, da professora Márcia. Os alunos ensaiaram, montaram coreografia e capricharam na atuação de cada um. Como este mês comemora-se o dia do folclore no dia 22 de agosto, foi sugerido o livro “Mitos – O Folclore do Mestre André, escrito por Marcelo Xavier”.

                A professora de artes Silvana inseriu nesta turma do 4° A atividades com biscuit, relacionando-as com o tema Folclore. Cada grupo desenvolveu os cenários e os personagens que apresentaram na biblioteca.

                O autor quando escreveu este livro para fazer uma coleção, lembrou-se de uma tarde que passava na fazenda dos seus avós, no interior de Minas, onde viu uma passagem de uma autêntica Folia de Reis, uma das mais belas manifestações do folclore brasileiro. Além de escritor ele também é artista plástico, e as imagens dos seus livros são feitas de massinhas, que vêm deste a infância quando ele usava barro para fazer bonecos. A partir de encontros com as crianças ele realiza oficinas de modelagem.


Livro: Mitos – O Folclore do Mestre André
Autor: Marcelo Xavier
Editora: Formato



Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Informática no Infantil

                 Desde o mês de agosto de 2014 todos os alunos das turmas do Infantil estão sendo atendidos em aulas no Laboratório de Informática.

                A professora do Laboratório, Camila, incluiu as turmas do Infantil II a IV (até então só a turma do Infantil V era atendida), pois o seu atendimento neste ano está voltado somente para a nossa escola. Até o ano passado ela atuava em duas escolas, não tendo como incluir na grade de aulas estas turmas.

                O aluno do Infantil III A, Cauã, adorou a novidade e se divertiu pintando os seus desenhos no programa do Laboratório; como ele gosta da cor verde ela foi muito usada. Já a Helena se divertiu no jogo da memória, onde pode encontrar as figuras e seus pares respectivamente.

                “O mercado de tecnologia tem investido em aplicativos infantis, muitos com a proposta de auxiliar a prática pedagógica. As ferramentas prometem desenvolver capacidades cognitivas e coordenação motora, inserindo o aprendizado das letras, cores e música” (*).

 Fonte: (*) Alfabetização touch screen (matéria publicada na Revista Carta fundamental, edição 58, maio de 2014)
http://www.cartafundamental.com.br/single/show/208


Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Ingrid Biesemeyer Bellinghausen


                No mês de Agosto de 2014, a turminha do Infantil II A do período manhã, professora Rejane, conheceu a autora de vários livros infantis, a Ingrid Biesemeyer Bellinghausen.

                No acervo da “Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade” existe um grande acervo desta autora e ela já é conhecida por outros alunos da escola. Desta forma, os alunos do Infantil II A puderam ter contato com os livros e escolher alguns para emprestar, proporcionando a seus pais a oportunidade de também conhecerem a autora.

                A professora Rejane elaborou um mapa dos livros lidos da autora, no qual os alunos fizeram a crítica literária, dizendo se gostaram do livro e o que aprenderam com ele. Além disso, também inseriu na sua atividade conhecer um pouco da biografia da autora, elaborando perguntas com a turminha, respondidas pela autora via email.

                Os livros da autora também foram inseridos nos conteúdos sobre o folclore em outras turmas, quando os alunos conheceram algumas lendas e participaram dos jogos interativos dos livros em seu site.

                Se você quiser conhecer um pouco sobre as obras dessa autora, acesse:
                http://www.ingridautora.com.br/site/introducao


Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Chapéu-de-sol


            No dia 26 de agosto de 2014 foi plantada no parque da escola uma muda de árvore conhecida como Chapéu-de-sol. Cada aluno pode ajudar colocando um pouco de terra ao redor da muda.

A ideia de plantar uma árvore no parque começou com alguns comentários das turmas da tarde que usam o parque, pois principalmente no verão incide muito sol neste período vespertino e não havia nenhuma sombra para proteger dos raios solares.

                A professora Denise (Infantil III A – manhã), apreciadora da natureza, tendo o cultivo de várias plantas em sua casa, ofereceu a muda do chapéu-de-sol e sugeriu para a diretora uma atividade pedagógica para o plantio da árvore, reforçando para os alunos o cuidado que precisamos ter com o meio ambiente e para nos protegermos dos raios solares. Essa atividade seria importante para ajudar a desenvolver nos alunos a consciência sobre a necessidade da preservação da natureza, ao plantar uma árvore, pois a mesma é muito importante para o planeta Terra.

                Daí, então, mão na massa, ou melhor, mãos na terra, quando os alunos participaram deste ato de plantar uma árvore contribuindo com o meio ambiente.

                O Chapéu-de-sol é uma árvore indicada para situações adversas e sua copa é ampla e cheia, fornecendo sombra farta no escaldante verão dos trópicos. Ela apresenta qualidades ornamentais, medicinais e alimentares.


Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Museu do Futebol


                            Nos dias 13 de 18 de Agosto de 2014, os alunos do Fundamental da Emeb Mário de Andrade foram visitar o Museu do Futebol em São Paulo.

                Com uma exposição de longa duração com 16 etapas, conheceram os ambientes: Grande área, Saudação do Pelé, Pé na bola, Anjos barrocos, Gols, Rádio, Exaltação, Origens, Heróis, Copas do Mundo, Pelé e Garrincha, Passarela radialista Pedro Luiz, entre outros.

                Segundo o Professor de Educação Física, Vinícius, “a visita ao Museu do Futebol foi muito interessante, tanto para mim como para os alunos. O Museu possui diversos ambientes diferentes, alguns com fotos e vídeos históricos, ou bolas de futebol e chuteiras que datam do início do século passado, que interessaram bastante os alunos do Ciclo II. Já outros ambientes eram mais interativos, como o chute a gol, que media a velocidade do chute, que interessou muitos os alunos do Ciclo I. Por fim, a visita ao Museu trouxe novos conhecimentos importantes aos alunos, além de muita diversão.”

                Para o aluno do 5° A, Vinícius Lago, que joga no time do Grêmio Futebol Clube em São Bernardo do Campo no time de peneira na posição de centro avante, achou o Museu muito interessante, com várias curiosidades sobre o futebol.

                Em 29 de setembro de 2008, foi inaugurado o Museu do Futebol. O projeto ocupa área de 6,9 mil metros quadrados embaixo das arquibancadas do estádio. Sua arquitetura se destaca por integrar os espaços: o teto é a própria arquibancada, uma passarela liga os lados leste e oeste do prédio e permite uma bela visão da Praça Charles Miller. O Museu do Futebol está localizado no bairro de Higienópolis, dentro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu).


Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Entrevista com Manuel Filho


No dia 08 de agosto de 2014, o escritor Manuel Filho foi convidado a vir à EMEB Mário de Andrade para uma entrevista com os alunos do 5° ano B, da Professora Alexandra.

“Nossa turma teve a experiência de pesquisar sobre Portugal por conta do projeto que a escola planejou relacionado à Copa do Mundo. Com isso, o bibliotecário Roberto nos indicou o livro ‘Meu avô português’, contextualizando a nossa pesquisa.”

Durante a leitura, concluímos que todo o nosso estudo se encontrava naquele livro em forma de história.  Ficamos impressionados com a leitura do mesmo.  Mais uma vez, o bibliotecário teve a ideia de convidar o autor do livro para uma entrevista com a nossa turma. Em sala, elaboramos com antecedência um roteiro de perguntas que foram respondidas educadamente por ele.   

Nessa entrevista, Manuel Filho contou um pouco sobre sua vida e seus trabalhos. Descobrimos que ele não é português e não conhece Portugal, embora já tenha viajado para a Europa. Sobre seu interesse literário, contou-nos que tudo começou quando ele tinha apenas 5 anos quando seu irmão lhe deu um gibi chamado Satanésio. Desde então tornou-se um amante de livros.

O autor Manuel Filho é morador de São Bernardo e vencedor do Prêmio Jabuti – um dos mais tradicionais da Literatura Brasileira. O escritor era frequentador assíduo, na década de 1970, da primeira biblioteca pública de São Bernardo, a Monteiro Lobato. Ele, além de escritor, é cantor, compositor, pesquisador musical e ator.

Se você quiser conhecer um pouco mais do autor Manuel Filho, acesse o site:


 

Livro: Meu Avô Português
Autor: Manuel Filho
Editora: Panda Books

Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo