sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Relato de experiência em biblioteca escolar

               
                     No dia 06/11/2014 nossa escola participou de um grupo de trabalho com o tema “Ensino e história negra e indígena, a lei em prática” no CENFORPE (Centro de Formação dos Profissionais da Educação) dentro do evento do 5° SEMINÁRIO BRASIL  ÁFRICA: ENCONTROS E ENCANTOS.
                O relato feito nesse grupo de trabalho foi em relação à atividade desenvolvida na biblioteca escolar na “Semana da Consciência Negra – 2013”, com o intuito de mostrar o porquê se comemora o dia da consciência negra, como surgiu esta data, se ela é feriado nacional, quais as origens da música brasileira, o que é a 1ª Flink Sampa (Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra), a apresentação do livro “Menina bonita do laço de fita” (conto animado em vídeo) e outros assuntos relativos ao tema.
                Quando o tema foi desenvolvido na escola, vários materiais ficaram expostos sobre uma mesa para que os alunos os manuseassem: algumas biografias de autores, como Rogério Andrade Barbosa, Júlio Emílio Braz e Joel Rufino dos Santos; a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com a inclusão da Lei 10.639/2003; a Lei 5.947, de 17 de abril de 2009, que instituiu feriado civil o dia 20 de novembro, em homenagem à Consciência Negra, no município de São Bernardo do Campo; a exposição do livro “A ESCRAVIDÃO EM SÃO BERNARDO, NA COLÔNIA E NO IMPÉRIO” de Jose de Souza Martins e vários vídeos sobre o tema.
                Em outras mesas ficaram disponíveis outros títulos de livros sobre histórias africanas, de autores brasileiros e africanos.
                Na participação da turma da professora Vania, à época, houve a contação do livro “Diamante Negro”, reproduzido num grande livro de chão, confeccionado pelos alunos da mesma professora na Emeb Marineida Meneguelli de Lucca.
                Outros alunos, como o Enzo, da prof. Rita, quando foi apresentada a música “As Rosas não falam”, cantada pelo Cartola,  lembrou que era a música preferida que seu tio sempre ouvia.
                Os alunos dessa mesma turma, quando viram as biografias expostas na mesa, lembraram que quando visitaram a FELISB, naquela ocasião, participaram da apresentação do autor Rogério Andrade Barbosa, cuja biografia estava exposta na biblioteca.
                Na opinião de Rita Rodrigues, professora da Emeb Ramiro Gonçalez Fernandes e participante do seminário, ”a palestra apresentada pelo agente de biblioteca escolar Roberto foi de muita importância e utilidade para os participantes. Além de contribuir com sua experiência, foi de grande valia a socialização dos materiais didáticos utilizados em seus projetos. Eu gostei muito e tenho certeza de que os colegas participantes enriqueceram os seus conhecimentos, os quais embasarão ainda mais as nossas práticas no ensinar”.



Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo