quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Dengue

           
                Os agentes de saúde da UBS Vila Dayse estiveram no dia 19/11/2014 na Emeb Mário de Andrade apresentando uma peça teatral sobre o tema da “Dengue”.
                A Ipinha apresentou um personagem chamado Costelinha, muito simpático e descontraído; ele leva a vida numa boa, até que a Ipinha lhe pergunta como ele se comporta com a água parada da sua caixa d’água e ele responde que não faz nada, nada mesmo; com dor no corpo, ele começa a falar que tem como animal de estimação um mosquito que sempre está ao seu lado, em todo lugar que ele vai o mosquito o acompanha.
                Com esse sintoma, o Costelinha é informado que precisa procurar um médico para descobrir o que tem. Se apresentar os sintomas da dengue, ele tem que ficar em repouso.
                A aluna Luiza Pasqualetti (Infantil V A), conversou com o Costelinha e falou que não pode deixar água parada em baldes ou garrafas, pois nesses lugares podem criar as larvas do mosquito da dengue.
                O Costelinha perguntou para a aluna Julia Peixoto (Infantil IV A) se pode jogar água sanitária no aquário. E ela respondeu que não, pois se jogar água sanitária os peixinhos morrem.
                A preocupação sobre este tema faz parte da intensificação da campanha de prevenção contra a dengue, diante do aumento do número de casos da doença no Grande ABC; as prefeituras têm realizado campanhas para a conscientização da população sobre a doença.
                A doença Chikungunya, novo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, é ameaça real na América do Sul e o Ministério da Saúde alerta estados e municípios, uma vez que os sintomas são muito parecidos, acrescidos de fortes dores articulares.
                A Prefeitura de São Bernardo do Campo conta com o auxílio do Disque-Dengue no combate a possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.
                O munícipe pode encaminhar suas denúncias ou solicitação de informações pelo Disque-Dengue, no 0800 19 5565. A Prefeitura também recebe denúncias de possíveis focos pela Rede Fácil, Ouvidoria (telefone 156) e pelo e-mail do  Centro de Controle de Zoonoses, o CCZ (ccz@saobernardo.sp.gov.br).

Fonte:

Vamos combater o mosquito da dengue, acesse:



Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo