segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Projeto “Pequenos escritores”

                   
      Nossa escola recebeu em agosto de 2014 o autor Manuel Filho e em sua entrevista surgiu a pergunta: quem quer ser escritor? A aluna Maryna Geovana, do 5° Ano B, levantou a mão e contou que o interesse e o gosto pela leitura vieram de sua tia, pois sempre que a visita é atraída pela estante de livros em sua casa. Está até escrevendo um livro em parceria com ela e sua irmã (aluna do 3° A) e espera ficar pronto para poder publicá-lo.

       Em entrevista à revista “Carta Fundamental”, o escritor e ilustrador Todd Parr conta por que quase desistiu de desenhar e como respeitar o ritmo de aprendizagem pode mudar a vida de uma criança.
      “Nele o autor relata suas dificuldades na escola, quando menino apresentava dificuldades em ler e escrever e a foi aconselhado por um professor a desistir da área artística por não levar muito jeito. Sua vida estava em outra profissão por 15 anos, mas não desistiu, continuou desenhando e hoje é autor de 38 livros infantis, 18 deles publicados no Brasil pela Panda Books. Parr atingiu recentemente a marca de 220 mil exemplares vendidos. Em visita a São Paulo, concedeu entrevista a revista Carta Fundamental.” (*)
       Como fontes de inspiração e talento, sendo inclinação natural de uma pessoa a realizar determinada atividade, foi implantado em nossa escola o projeto pequenos escritores da Emeb Mário de Andrade, no qual os alunos realizarão as matérias para o Blog da escola, relacionadas às suas atividades de classe ou de outros eventos da escola. Além disso, também vão aprender como registrar as imagens de suas atividades. Seus nomes estarão como autores das matérias publicadas.
      Estas atividades foram propostas aos alunos do 4° e 5° anos do fundamental e, para minha surpresa, grande quantidade deles se interessaram.
     Fonte: (*)“Tudo bem ser diferente” (matéria publicada na Revista Carta fundamental, edição 60, agosto de 2014)



Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

Um comentário:

  1. Que bom ver esse trabalho! Sinal que há estímulo à curiosidade a ao fazer das crianças, especialmente no que se refere ao escrever. Parabéns pela iniciativa e muito sucesso.

    ResponderExcluir

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo