terça-feira, 25 de novembro de 2014

Palestra – Reprodução humana

   No dia 28/10/2014, a Gláucia, mãe de um aluno do 5° ano B, que exerce a profissão de bióloga, ministrou uma palestra tratando de um assunto de ciências, o sistema reprodutor humano, para os alunos dos 5ºs anos.
Nessa palestra ela falou a respeito do desenvolvimento de um ser humano, desde bebê até a vida adulta, tratando de coisas que aconteceram e o que iria acontecer com todas as pessoas, tanto meninos quanto meninas. Os alunos acharam interessante o fato de até o bebê já ter seu DNA definido. Ela simplificou tudo para o entendimento dos alunos.
Também tratou do assunto sobre o crescimento das pessoas, ressaltando que todas mudam e com o tempo nós também vamos mudar; ela citou algumas diferenças importantes, como o crescimento, o comportamento, o pensamento, a fisionomia, entre outros.
        Roberto, agente da biblioteca, aproveitou esta atividade e realizou uma entrevista com a palestrante:
Roberto: Como teve interesse na área?
Glaucia: Sempre gostei de ciências e de descobrir coisas novas sobre seres vivos e devido a esse meu interesse resolvi cursar Biologia e sou formada desde 2003; desde então ainda estou estudando.
Roberto: Desde criança você gostava de ciências?
Glaucia: Sim, desde criança gostava de observar os animais e seu comportamento, sempre gostei da natureza e da sua preservação. Desde muito nova tive despertado em mim o desejo de estudar em prol da saúde humana.
Roberto: Onde realizou faculdade, despertou ainda mais o interesse para outros cursos?
Glaucia: Cursei Biologia na antiga Universidade do Grande ABC (hoje Anhanguera) de 1999 a 2003. Logo após fiz um curso de Reprodução Humana e técnicas de inseminação artificial na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Em 2008 comecei um estágio no laboratório de Fisiologia Cardiovascular e Respiratória da UNIFESP, onde realizei meu mestrado e hoje curso doutorado. O término do meu doutorado está previsto para 2016.
Roberto: Onde trabalha?
Sou bolsista no curso de Pós-graduação em Farmacologia da UNIFESP.
Roberto: No mestrado ou doutorado defendeu tese em que?
Glaucia: Trabalho com modelos experimentais de doenças que afetam o sistema cardiovascular, minha tese de mestrado foi sobre as alterações cardiovasculares e autonômicas na sepse experimental. No doutorado estudo sobre essas mesmas alterações, no entanto em um modelo animal de insuficiência renal crônica.
Roberto: Gosta do que faz?
Glaucia: Amo muito minha profissão, não é fácil trabalhar com pesquisa porque você deve dedicar todo o seu tempo para o estudo, estudamos e lemos muito, pois em todo tempo aparecem novas descobertas e temos que estar atualizados para não correr o risco de estudarmos algo que já está feito por outro pesquisador.
Gostaria de incentivar a todos os alunos a se dedicarem aos estudos, independentemente da área, porque a única forma de uma pessoa crescer em todos os sentidos é através da educação e do conhecimento. Podem nos roubar tudo o que temos menos o que adquirimos através da leitura e do conhecimento! Obrigada pela oportunidade!




Maryna Geovana Gonçalves de Oliveira
Aluna do 5° B – participante do Projeto “Pequenos escritores”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo