quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Entrevista com Manuel Filho


No dia 08 de agosto de 2014, o escritor Manuel Filho foi convidado a vir à EMEB Mário de Andrade para uma entrevista com os alunos do 5° ano B, da Professora Alexandra.

“Nossa turma teve a experiência de pesquisar sobre Portugal por conta do projeto que a escola planejou relacionado à Copa do Mundo. Com isso, o bibliotecário Roberto nos indicou o livro ‘Meu avô português’, contextualizando a nossa pesquisa.”

Durante a leitura, concluímos que todo o nosso estudo se encontrava naquele livro em forma de história.  Ficamos impressionados com a leitura do mesmo.  Mais uma vez, o bibliotecário teve a ideia de convidar o autor do livro para uma entrevista com a nossa turma. Em sala, elaboramos com antecedência um roteiro de perguntas que foram respondidas educadamente por ele.   

Nessa entrevista, Manuel Filho contou um pouco sobre sua vida e seus trabalhos. Descobrimos que ele não é português e não conhece Portugal, embora já tenha viajado para a Europa. Sobre seu interesse literário, contou-nos que tudo começou quando ele tinha apenas 5 anos quando seu irmão lhe deu um gibi chamado Satanésio. Desde então tornou-se um amante de livros.

O autor Manuel Filho é morador de São Bernardo e vencedor do Prêmio Jabuti – um dos mais tradicionais da Literatura Brasileira. O escritor era frequentador assíduo, na década de 1970, da primeira biblioteca pública de São Bernardo, a Monteiro Lobato. Ele, além de escritor, é cantor, compositor, pesquisador musical e ator.

Se você quiser conhecer um pouco mais do autor Manuel Filho, acesse o site:


 

Livro: Meu Avô Português
Autor: Manuel Filho
Editora: Panda Books

Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo