sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Confraternização dos alunos


No dia 12 de dezembro de 2012 houve a confraternização dos alunos na EMEB Mário de Andrade com muitas brincadeiras diversificadas.

Houve também a Intersalas, quando as crianças da Educação Infantil tiveram a apresentação de uma peça teatral “A linda Rosa Juvenil” feita pelas Professoras Marcia, Rosileine, Rejane e Priscilla, oriunda da curiosa e antiga versão cantada da história da Bela Adormecida. Brincadeira com massinha, baladinha e “coelhinho sai da toca” foram outras brincadeiras deste dia.

Na quadra da escola houve brinquedos infláveis e cama elástica para todas as turmas aproveitarem, sem contar o parque, onde além das brincadeiras tradicionais com os brinquedos, houve a construção de castelos de areia por alguns grupos de alunos.

No período da tarde, vale destacar a apresentação de balé clássico do grupo de alunas do 2° ano C do Ciclo II da Prof.ª Valéria feita pelas alunas Isabela Regina, Isabella Cruz, Beatriz e Nicoly. Essas alunas fazem aula de ballet com a Professora Karine Ananias que dá aulas em nossa escola toda segunda-feira, a partir das 18H00.

Para todas as crianças este dia foi especial, mas para a Julia Pereira, aluna do Infantil V A, foi um dia inesquecível. Durante as atividades ela percebeu que o seu dente de leite caiu. E, segundo a tradição, a noite este dente foi para baixo do travesseiro para ser encontrado pela fada e daí o resto todo mundo sabe.





Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Dia da Família


No dia 24 de novembro de 2012, sábado, aconteceu o Dia da Família na EMEB Mario de Andrade. Nossa escola recebeu seus alunos, familiares, amigos e o Expresso Lazer para entretenimento e interação de todos os presentes.

Foram realizadas atividades como oficinas, jogos cooperativos e gincanas, sempre com a finalidade de interação aluno/família, o que proporcionou um dia diferente para os alunos em relação à rotina diária que estão habituados. Apesar de ter acontecido no mesmo espaço físico já conhecido por eles, a escola tornou-se um local novo para grandes competições e atrações.

Dentre as atividades realizadas podemos destacar a dança das bexigas, a confecção de “bilboquês”, o Badminton (jogos com petecas), coelhinho sai da toca, jogos com barbantes, pula cordas, karate kid Panda, árvore dos sonhos, jogos de tabuleiros, lego, bola e peteca no lençol, entre outros.

Na quadra foram realizados jogos, como queimada, futebol, corrida de saco, bambolês e pega-pega, todos monitorados pelos integrantes do Expresso Lazer.

Após um lanche delicioso com cachorro quente e suco de frutas, todos os presentes foram convidados a se dirigir para a área externa da escola, à Rua Tijuca, para participarem da brincadeira “A cuca vem pegar”. Pintaram os rostos com cores diferentes, formando, assim, diversas equipes em busca da “Cuca”, personagem do Sítio do Pica-Pau amarelo.

Foi um dia muito alegre e diferente para todas as famílias que compareceram à EMEB Mário de Andrade, pois uniu ainda mais crianças e adultos, proporcionando novas amizades entre os pais, professores e integrantes do Expresso Lazer que, com certeza, deixarão saudades no coração de todos.

Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Atividade de Leitura


Onde já se viu?
 
          Esta foi mais uma das histórias lidas pelos alunos do 3° ano do ciclo inicial da Prof.ª Gabriela, lida pela aluna Isabela Yuri Murakami Saito, acompanhada pela Isabella Colombo Rios, para o Infantil II A da Prof.ª Denise realizada no dia 26 de novembro de 2012.
 

O livro escolhido foi “Onde já se viu?” de autoria de Cristina Porto e Tenê de Casa Branca, da Editora FTD. Esse livro faz parte da biblioteca, aonde os alunos do 3º ano diariamente vêm escolher uma história de um livro diferente para ser contado no dia seguinte. As duplas de alunos são formadas para que o acompanhante aprenda com o leitor do dia como ler para as crianças no dia que será a sua vez de contar uma história.





Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Apresentação Musical


No dia 09 de outubro de 2012, recebemos na EMEB Mário de Andrade o Lucas Araújo, que é trombonista e maestro. Ele apresentou o seu instrumento musical, o trombone de vara, para os alunos da Educação Infantil. Inicialmente tocou uma música bastante conhecida pelas crianças: “Aquarela”, composta por Toquinho. Outra música tocada por ele foi “Atirei o pau no gato”, a qual as crianças puderam acompanhar cantando.
Lucas começou a tocar com 10 anos de idade e interessou-se pela música devido às cantigas que a professora cantava. Outro trabalho que ele faz é de regente. O músico pediu a colaboração de um aluno para ser o regente e ele o músico. A aluna Beatriz, de 5 anos, participou de uma brincadeira de ser maestro usando a batuta (objeto usado para conduzir os músicos) e levantando os braços. Ela conduziu Lucas na música Marcha Soldado, também acompanhada pelo canto das crianças.
O trombone de sopro é muito usado em orquestras e grupos instrumentais de igrejas evangélicas. É um instrumento da família dos sopros, cujo “combustível” para produzir o som é o ar que se projeta no interior do instrumento. Lucas tocou ainda mais duas músicas: “O sapo não lava o pé” e “A Dona Aranha”, acompanhado pelo canto das crianças.
Em homenagem a todas as professoras Lucas tocou a música “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos.
Release do Maestro Lucas Araújo:
Natural de Ribeirão Pires, iniciou seus estudos musicais aos 12 anos na igreja evangélica em sua cidade. Estudou na Universidade Livre de Música Tom Jobim e participou de grandes cursos e festivais em diversas cidades do Brasil como: Brasília, Tatuí, Belo Horizonte, entre outras.
Dentre os seus principais trabalhos em grupos sinfônicos, destacam-se: Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra da Série Aprendiz de Maestro (série concertos infantis na Sala São Paulo), Orquestra Bachiana (do Maestro João Carlos Martins, com ele, participando de eventos como a abertura dos Jogos Para-Pan Americanos do Rio 2007, com Os Paralamas do Sucesso).
Hoje atua fortemente na área musical de eventos, como diretor e maestro da Orquestra & Coral En'cantos.
Mais informações no site:
 
Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Visita do Bombeiro

        
Aconteceu na EMEB Mário de Andrade no dia 19 de outubro de 2012 a visita da Equipe Educativa do Posto de Bombeiros Jardim do Mar, representados pelos Cabos Meana e Valentim.

Através de uma palestra lúdica com os alunos houve a interação com os bombeiros e, em seguida, foi feito um passeio de caminhão com algumas turmas da escola: todas as classes do infantil e os primeiros anos do ciclo inicial do fundamental. No dia 5 de dezembro foi agendada outra visita para os demais alunos do fundamental.

As crianças adoraram a apresentação, riram bastante e interagiram com os profissionais, conhecendo um pouco sobre o trabalho dos bombeiros.

Desde 1992 o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo desenvolve o Projeto “Bombeiro Educador”, que em anos anteriores apresentava peças teatrais, com o personagem do “Bombeiro Mangueirinha”. Com o passar dos anos, foram realizadas outras formas de apresentação para as crianças, sempre buscando outras formas de interação, com diferentes apresentações para que elas pudessem entender os perigos que algumas atitudes podem acarretar.

O passeio é realizado em um caminhão próprio, com capacidade para 43 crianças de até 06 anos sentados e mais alguns adultos em pé. Este caminhão também é usado para transporte de atletas e religiosos em suas festas.

Alguns pais e avós que observavam os alunos ao entrarem no caminhão foram convidados para acompanhar o passeio. As crianças puderam interagir com a comunidade durante o trajeto abanando as mãos e vendo a cidade por um outro ângulo.

Informações podem ser adquiridas com a Equipe Educativa do Posto de Bombeiros Jardim do Mar pelo telefone (11) 4330-1234 (ramal 29) com o Cabo Meana ou Cabo Valentim.

Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Jovens dentistas na escola


Dando continuidade ao projeto “Jovens dentistas na escola” a EMEB Mário de Andrade recebeu pela segunda vez este ano a equipe de profissionais no dia 27 de novembro.

O Programa de Saúde Bucal nas Escolas, parceria entre a prefeitura de São Bernardo e a Associação de Jovens Dentistas (AJD), realiza a avaliação da saúde bucal, orientação sobre higiene e tratamento dentário junto aos alunos da rede municipal de ensino.

Após triagem da primeira visita houve tratamento restaurador, uma técnica odontológica conhecida como ART, que não requer a utilização do motorzinho e anestesia para a remoção da cárie. Com esse método, os alunos puderam receber tratamento na própria escola. Houve também uma explanação para os alunos, reforçando a importância da correta escovação através do macro modelo, a entrega de cartilha sobre saúde bucal e uma triagem dos alunos que não estiveram presentes na primeira visitação, ocorrida em 24 de agosto de 2012.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a Associação de Jovens Dentistas é só clicar no link abaixo.
http://www.jovensdentistas.com.br/

Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Parque Regional da Criança Palhaço Estremelique


Conhecido também como “Parque Jaçatuba”, que é o nome do bairro de Santo André, foi o local onde no dia 22 de novembro de 2012 os alunos do Infantil II e III, das Professoras Denise e Rosileine, no período da manhã, e os alunos do Infantil II e III, das Professoras Camila e Ana Maria, do período da tarde, foram visitar.

O parque possui muitos brinquedos e alguns são diferenciados, como um escorregador dentro de um robô, um labirinto onde as crianças buscam caminhos para atravessar por ele, passar por dentro do corpo do jacaré e escorregar na sua calda, escorregar na língua da tartaruga, caminhar em uma ponte para chegar ao topo de um foguete e sair por um escorregador. Os alunos da EMEB Mário de Andrade puderam apreciar o parque, bastante arborizado, e também brincar e se divertir muito nesse dia.

Se você quiser mais informações sobre o parque, acesse o link abaixo:


Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo