quinta-feira, 31 de maio de 2012

Hino Nacional Brasileiro


O 2° ano C - ciclo inicial, da prof.ª Gisele, vem sendo apresentado ao Hino Nacional Brasileiro através de várias etapas:




- apresentação do contexto histórico em que foi escrito;

- interpretação das estrofes do Hino;

- reescrita das estrofes.

Esse trabalho tem como objetivos desenvolver nos alunos um comportamento cidadão e patriótico, além de enriquecimento de seu vocabulário.



Livro: Símbolos do Brasil


Autora: Cristina Von

Editora: Callis

 
 
 
 
 
 
Livro: Juca Brasileiro e o Hino Nacional


Autora: Patrícia Engel Secco

Editora: Melhoramentos

 
 
 
 
 
 
 
Livro: Ouviram do Ipiranga


Autor: Marcelo Duarte

Editora: Panda Books







Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Intersalas

           No dia 21/05 os alunos da Educação Infantil participaram de uma atividade chamada Intersalas, que tem como objetivo estimular a interação entre criança/criança de faixas etárias diferentes e entre criança/educador, por meio da troca de experiências e desenvolvimento da autonomia vivenciadas em espaços organizados para esse fim.
           Nesse dia foram organizadas quatro propostas: casinha (sala 1),  fantoches e livros (biblioteca), circuito (no pátio, pela manhã, e no parque, à tarde) e massinha com forminhas  (sala 2).
          As professoras apresentaram a ideia da proposta de Intersalas previamente às crianças e no dia as levaram para conhecer e identificar cada espaço a fim de que pudessem fazer suas próprias escolhas.
          Durante os 40 minutos da atividade, as crianças caminharam livremente pela escola, experimentando as diversas propostas, espaços, grupos e professoras.
         “A interação das crianças de idades diferentes gera oportunidades de construção de procedimentos e atitudes fundamentais à vida em coletividade, como a colaboração, ajuda, cooperação, solidariedade e respeito” (Dutoit,1995).

PRCP Waléria

terça-feira, 22 de maio de 2012

Aprendendo sobre o jornal

        A Folha de São Paulo, o Diário do Grande ABC, ABCDMAIOR, Diário Regional, METRO ABC e Notícias do Município foram alguns dos jornais que a garotada do 2° ano C do Ciclo II, Prof. Valéria, pôde ver na Biblioteca em 09/05/2012. Foram mostradas os cadernos que compõem um jornal e a circulação dos jornais no Estado de São Paulo, Grande ABC e local.
  

          Como parte integrante do Diário do Grande ABC vale destacar o Diarinho, que circula aos domingos e traz diversas matérias para o público infantil. O suplemento D+ também é parte integrante do Diário do Grande ABC, voltado para o público pré-adolescente e adolescente.


           Já na Folha de São Paulo circula a Folhinha (tiragem de sábado) com matérias para o público infantil e, às segundas-feiras, o Folhateen, direcionado ao público adolescente.
   
            O Jornal Notícias do Município traz informações sobre as atividades que o governo municipal  desenvolve na cidade. O restante do jornal é desmembrado entre o Gabinete do Prefeito e as diversas secretarias e órgãos municipais (Administração, Finanças, Saúde, Planejamento Urbano, Serviços Urbanos, SBCPREV, Procuradoria Geral do Município, Transportes, Educação, Cultura, Desenvolvimento Social, Autarquias  e Câmara de Vereadores) para a publicação de Decretos de Lei, Portarias e demais atos oficiais. 
           Outra forma de acesso às notícias é o e-clipping, que se constitui no processo de selecionar eletronicamente notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, fazendo uma coletânea delas. A BEI da EMEB Mario de Andrade tem usado o e-clipping para compartilhar notícias sobre educação e outras de interesse da escola com o grupo de educadores e demais bibliotecas escolares.


Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade





quarta-feira, 16 de maio de 2012

Pesquisa sobre música

          Dia 3 de maio nossa primeira aula do dia foi no ateliê onde ouvimos várias músicas diferentes que pesquisamos no dia anterior com os nossos familiares, vizinhos, amigos etc.

          Cada aluno pesquisou cinco músicas e escolheu uma delas para compartilhar com os colegas. Nos divertimos muito ouvindo ritmos e letras bem diferentes, entre eles pop, rock, MPB, eletrônica etc.
          Para realizar essa atividade contamos com a internet e por meio do site www.youtube.com aprendemos que a letra de algumas músicas pode apresentar erros de ortografia, dicas para viver melhor e até mesmo situações políticas e sociais.


Isabella Cruz 
2° ano C - Ciclo II

PROJETO IDENTIDADE: O CORPO


Esse projeto conta sobre as preferências das crianças: o que  sabem, o que querem aprender e principalmente como  percebem o seu corpo. Na roda de conversa, quando falavam sobre as partes que compõem o corpo, surgiu a pergunta: "o que têm  dentro do corpo?" Foi proposto, então, pesquisar em livros e a partir daí as crianças descobriram: os rins, os pulmóes, a coluna vertebral, o coração, etc. O resultado  dessa aprendizagem aparece nas imagens.

Infantil IV - Professora Sueli




quinta-feira, 10 de maio de 2012

Estudando o "Fundo do Mar"

Durante o 1º trimestre deste ano, os alunos do 1º ano B, professora Vania Zen,  pesquisaram e estudaram algumas curiosidades sobre o fundo do mar.
A professora apresentou o tema para as crianças e as mesmas ficaram maravilhadas com o assunto.
Os pais das crianças participaram enviando fotos, objetos e livros sobre o tema para enriquecer ainda mais as aulas.
Na biblioteca da escola, as crianças assistiram alguns vídeos sobre o mar e pesquisaram no acervo.
Foram feitas muitas atividades relacionadas à alfabetização das crianças utilizando o assunto como tema gerador.
Os alunos adoraram este assunto por ser rico em curiosidades e por despertar um grande interesse nas crianças.
No dia 08/05/2012 a professora e os alunos expuseram algumas atividades na entrada da biblioteca desta escola que ficarão até o final do mês para a apreciação de todos.
Não deixem de vir!
          1º ano C - Profª Vania Zen

Estudando o Bairro


         A escola está desenvolvendo um Projeto Didático Pedagógico sobre o nosso bairro.
         No dia 03/05/2012, os alunos do 1º ano B, professora Vania Zen,  saíram para fazer um estudo sobre o mesmo pelas redondezas da escola.
         Fizeram muitas fotos sobre os tipos de construção existentes no bairro e também observaram algumas sinalizações do trânsito.
         Foi uma aula bastante agradável feita ao ar livre com as crianças.


1º ano C - Profª Vania Zen

sexta-feira, 4 de maio de 2012

É HORA DO RECREIO NO MÁRIO!!!

           O recreio é, sem dúvida, uma das atividades mais esperadas pelos alunos.

           Você deve se lembrar das brincadeiras que fazia na sua época de escola, não é?
            Durante o recreio podemos aprender diversas coisas com nossos colegas, professoras e funcionários, como por exemplo: hábitos de higiene, alimentação e postura.
            É neste momento também que rimos, conversamos, brincamos, pulamos, corremos e gritamos, afinal, na sala de aula não dá para fazer tudo isso!
            Pensando nesta hora, ou melhor, nesses minutos que os educandos têm para extravasar, é que elaboramos e organizamos brinquedos e brincadeiras para eles explorarem.
   




                                    
PRCP Waléria

quarta-feira, 2 de maio de 2012

MÊS DE MAIO - MÚSICA

Eudóxia de Barros

A grande pianista Eudóxia de Barros, renomada internacionalmente e conhecida por sua dedicação à divulgação da música brasileira, apresenta seu repertório de 2012, com obras de Franz Liszt, Osvaldo Lacerda, Camargo Guarnieri, Zequinha de Abreu e Ernesto Nazareth. Ingressos: retirar na bilheteria do Teatro uma hora antes do espetáculo. Grátis. Teatro Lauro Gomes. Rua Helena Jacquey, n° 171, Rudge Ramos. Tel.: 4368-3483. Dia 19 (sábado) 20h  
 
 
 
 
 
TOCA VIOLA
Projeto da Secretaria de Cultura, que busca aproximar o público de São Bernardo do Campo do multifacetado universo da cultura popular. O Toca Viola traz o melhor da música caipira de raiz da região. Recomendação etária: livre. Grátis. Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena. Avenida Caminho do Mar, n° 2.980, Rudge Ramos. Tel.: 4368-1246.
Ciranda Violeira e Luiz Salgado
Neste mês, apresentação do grande violeiro Luiz Salgado, natural de Minas Gerais, que acompanhou Pena Branca por diversos anos como membro do grupo Viola de Nóis. Presença também do grupo Ciranda Violeira, criado pelo músico Adilson Casimiro com enfoque no cancioneiro popular brasileiro e regional, tendo com principal personagem a viola caipira. Dia 26 (sábado) 17h  
 
 
Hip-Hop a Soma
 
Ação cultural desenvolvida pela Secretaria de Cultura em parceria com o grupo de rap são-bernardense Ordem Própria, diversas atrações do hip-hop irão se apresentar durante todo o dia. Presenças confirmadas de Mano Reco, Inquérito, DBS e a Quadrilha, Ordem Própria e convidados. Haverá também o lançamento do site zonasuburbana.com. Grátis. Parque da Juventude Città di Maróstica. Avenida Armando Ítalo Setti, n° 65, Centro. Tel.: 4330-0726. Dia 26 (sábado) 14h
 
MÚSICA NO PARQUE SALVADOR ARENA
 
Programação permanente da Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Cultura, que elegeu o Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena como espaço privilegiado para a música na cidade. Recomendação etária: livre. Grátis. Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena. Av. Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos. Tel.: 4368-1246.
Cérebro Eletrônico
Show em comemoração aos 10 anos de carreira desta banda de rock, que se tornou um ícone da música contemporânea. A banda, que já lançou três CDs, permanece em constante evolução, seja do ponto de vista musical ou de audiência. Cada novo trabalho é uma surpresa para o público, que se regenera e se transforma. Agora enfatizando as guitarras ao invés dos teclados, investindo mais ainda na sonoridade pós-tropicalista, dessa vez com acento pop. Dia 27 (domingo) 16h

Cidadão Instigado
Banda de rock cearense, que desde 1994 desenvolve um trabalho com arranjos que se embalam na música brasileira contemporânea, cheia de guitarras alucinadas e letras poéticas, cantadas numa voz melódica, única. Nesse show, músicas do terceiro disco intitulado Uhuuu!(2009), que traz um rock psicodélico no qual contrastam referências como Roberto Carlos, Santana, Pink Floyd e Bee Gees. Dia 27 (domingo) 17h
  
 

MÊS DE MAIO - CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

CONTOS & ENCANTOS

Contação de Histórias realizadas pelos funcionários das Bibliotecas.

História: Macaco Danado
Autora: Julia Donaldson
Um macaquinho perdeu-se de sua mãe e pede ajuda a uma borboleta para encontrá-la. A borboleta não entende que a macaca mãe se parece com o macaquinho, pois os filhotes de borboletas “lagartas” são completamente diferentes dos adultos.
Biblioteca Pública Municpal Malba Tahan. Rua Helena Jacquey, 208, Rudge Ramos. Tel: 4368-1010
Dia 9 (quarta) 10h30
Dia 30 ( sexta) 14h30

Fonte: http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=cultura_agenda&area=cultura&genero=infantil



MÊS DE MAIO - LITERATURA

RPG

RPG, sigla de Role Playing Game, são jogos abrangentes e com variáveis tão distintas que podem ser classificados por “tipo”.
É um jogo de interpretação no qual existe o desenvolvimento tanto do personagem como da história, sempre sob a coordenação de um mestre.
Coordenação: Mestre Adriano Sintate
Faixa etária: a partir de 12 anos
Gibiteca Municipal Eugenio Colonnese. Rua Tasman, 301, Jardim do Mar. Dias 5, 12, 19 e 26 (sábado) das 13 às 17h

WORKSHOP


“Pintando na prática com o artista Moro” – Workshop prático de pintura Neste encontro, o artista Moro, através de sua técnica de pintura espatulada, desenvolverá junto com cada participante uma pintura em tela com tema livre. O objetivo do Workshop é a divulgação da técnica, que foi desenvolvida pelo artista através de pesquisa autodidata nos últimos 40 anos, inclusive se utilizando do acervo e do espaço da Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi.
Nadir Aparecido Moro, nasceu em São Paulo em 1950. Ao completar um ano de vida, sua família, de origem italiana, mudou-se para São Bernardo do Campo. Há 30 anos é professor de pintura, lecionando em seu ateliê e em galerias de arte de São Paulo e do ABC. Vagas: 12
Período de inscrição: de 8 a 22 de maio pelo telefone: 4125-2379.
Material necessário: Tinta óleo (branco titânio, azul ultramar, terra de siena natural, amarelo ocre, amarelo indiano, vermelho chinês, laranja, azul cerúlio), óleo de linhaça, removedor, espátula, pincéis e 01 tela de no máximo 60x80cm.
Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi. Rua Kara, 105, Jardim do Mar. Tel: 4125-2379.
Dia 23 (quarta) 14h


MÊS DE MAIO - EXPOSIÇÃO

ITÁLIA UNIDA PELA SÁTIRA

A exposição reúne cartoons, caricaturas e outras imagens humorísticas de artistas italianos e de outros países que celebram os 150 anos da unificação da Itália, comemorados em 2011. Para que o aniversário não fosse lembrado apenas por eventos oficiais e fosse refletido em seu significado histórico, a Federação das Associações Sardas na Itália realizou um concurso motivando um olhar humorístico sobre o evento. Concorreram cerca de 1200 obras; as que foram selecionadas foram publicadas no livro “Fratelli D’Itália” e estão sendo expostas em diversos países. A exposição em São Bernardo do Campo é uma realização da Associação Bell’Itália Língua e Cultura e da Prefeitura Municipal. Grátis. Centro Cultural Antônia Marçon Bonício Av. João Firmino, 900 – Bairro Assunção. Tel. 4109-6262. Abertura: Dia 10 (quinta), 19h. Visitação: até 30 de junho.  

MÊS DE MAIO - TEATRO

A Guerra de Stephen

Adaptado de uma parte de O Poço da Solidão, de Radclyffe Hall - considerado o primeiro romance lésbico escrito - o espetáculo conta a história de Stephen Gordon, uma garota batizada com nome de homem, que vai trabalhar na Frente Aliada durante a I Guerra Mundial. Lá, descobre o amor com uma jovem irlandesa, em meio a bombas e granadas. Com Grupo Teatro dos 108 Desejos. Elenco: Mariane Ribeiro e Marta Moreno. Direção: Ronaldo Ventura. Recomendação etária: 14 anos. Duração: 70 minutos. Grátis. Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural – ProAC 2011. Teatro Lauro Gomes. Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos. Tel.: 4368 3483. Dia 20 (domingo) 19 h  

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo